Está aberta a chamada para publicação de textos que poderão integrar o livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”, lançado como parte das atividades de comemoração dos 45 anos de fundação do Cineclube Coxiponés, em 21 de janeiro de 1977. A chamada, que tem prazo de submissão de textos até 30 de junho, pode ser acessada pelo link.
A publicação constituirá o primeiro volume de uma coleção editada pelo Cineclube na intenção de promover e divulgar a reflexão sobre o cinema e o audiovisual por meio da organização e da publicação de livros anuais disponibilizados de modo gratuito ao público interessado.
O lançamento do volume está previsto para a semana de realização da 22ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da UFMT, no mês de novembro.
Em sua primeira edição, a coleção pretende reunir reflexões sobre o cinema e o audiovisual em Mato Grosso que privilegiem perspectivas históricas, historiográficas, críticas e analíticas. Serão aceitos artigos, ensaios, críticas de obras audiovisuais e resenhas de outras publicações que versem sobre a produção mato-grossense em sua multiplicidade de manifestações, como: pioneiro/as; cinema e audiovisual negro; cinema e audiovisual indígena; cinema e audiovisual realizado por mulheres; cinema e audiovisual LBGTQIAP+; produção universitária e estudantil; produção televisiva; videoarte; cineclubismo; coletivos audiovisuais; crítica fílmica; entre outros.
INTEGRANTES DO GECAS COMPÕEM A COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO
Integram a comissão de organização do livro Letícia Xavier de Lemos Capanema e Diego Baraldi, professores do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT campus Cuiabá, Gilson Moraes da Costa, professor do Curso de Jornalismo da UFMT campus Barra do Garças, e Aline Wendpap Nunes de Siqueira, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).